fbpx

Porcelanato

Os porcelanatos foram tidos por um bom tempo como os revestimentos perfeitos. Não manchavam, não sujavam, não desgastavam… Com o passar dos anos, foi-se percebendo que a realidade é um pouco diferente. É inegável que possuem ótimas características, na maioria das vezes, superiores a qualquer tipo de material existente, no entanto, precisam de cuidados e merecem produtos especiais que respeitem e combinem com suas propriedades.

Porcelanatos são placas cerâmicas para revestimento constituídas por argilas, feldspatos e outras matérias-primas inorgânicas.
O processo de fabricação envolve elevado grau de moagem, alto teor de matéria-prima fundente e alta densificação após queima, resultando em produtos com baixa porosidade e elevado desempenho técnico.
Suas principais vantagens são: altíssima resistência a abrasão e alta durabilidade, quando comparado à maioria das pedras naturais e outros tipos de cerâmica.

Tipos de porcelanatos:

Os porcelanatos podem ser classificados em função do seu acabamento superficial e lateral. Em relação ao acabamento superficial, podem ser classificados em:

Porcelanato técnico: Placa cerâmica não esmaltado para revestimento que apresenta absorção de água menor ou igual a 0,1%. Os porcelanatos técnicos podem ser subdivididos em:

Porcelanato técnico polido: Porcelanato técnico que recebe polimento mecânico, o qual resulta em uma superfície com intensidade variável de brilho em toda a superfície ou parte dela, de acordo com o efeito estético desejado. O brilho originado, como efeito do polimento, é oriundo do próprio porcelanato. Assim como acontece com mármores, granitos, vidros, entre outro materiais.

Porcelanato técnico natural: Porcelanato técnico que não recebe polimento.

Porcelanato técnico acetinado (polimatizado): Porcelanato técnico que recebe polimento mecânico que é interrompido em determinado abrasivo, resultando em uma superfície acetinada.

Nova categoria: Porcelanato Glossy, ou Supergloss.
Porcelanato técnico polido que recebe a incorporação de uma espécie de vidro líquido que promove mais brilho, aderência e impermeabilidade.

Porcelanato esmaltado: Placa cerâmica esmaltada para revestimento que apresenta absorção de água menor ou igual a 0,5%.

Características quanto ao uso: Quanto mais bem polido, com brilho mais intenso e uniforme, um porcelanato deste tipo não deverá sujar. Se está acontecendo é porque ele apresenta porosidade acima da média. Esta porosidade representa uma serie de micro orifícios que retêm sujeiras. A quantidade e o tamanho destes orifícios são determinadas pela qualidade do porcelanato, de sua composição e disposição mineralógica, e do próprio polimento nele efetuado. Como, em alguns casos, estes buraquinhos são minúsculos, produtos líquidos não conseguem removê-las. Isso a não ser que, eventualmente, danifiquem ainda mais a textura do mesmo. – Isso no caso de limpezas com produtos ácidos ou alcalinos fortes e corrosivos. 

porcelanato

Atendimento Online
Enviar