fbpx

Mosaico Português

A pedra portuguesa ou mosaico português (também conhecida como pedra portuguesa no Brasil) é o nome consagrado de um determinado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios e dos espaços públicos de uma forma geral. Este tipo de passeio é muito utilizado em países lusófonos.

A pedra portuguesa resulta do calcetamento com pedras de formato irregular, geralmente de calcário e basalto, que podem ser usadas para formar padrões decorativos pelo contraste entre as pedras de distintas cores. As cores mais tradicionais são o preto e o branco, embora sejam populares também o castanho e o vermelho. Em certas regiões brasileiras, porém, é possível encontrar pedras em azul e verde. Em Portugal, os trabalhadores especializados na colocação deste tipo de calçada são denominados mestres calceteiros.

A pedra portuguesa, tal como o nome indica, é originária de Portugal, tendo surgido em meados do século XIX. Esta é amplamente utilizada no calcetamento das áreas pedonais, em parques, praças, pátios, etc. No Brasil, este foi um dos mais populares materiais utilizados pelo paisagismo do século XX, devido à sua flexibilidade de montagem e de composição plástica. A sua aplicação pode ser apreciada em projetos como o do calçadão da Praia de Copacabana (uma obra de Roberto Burle Marx) ou nos espaços da antiga Avenida Central, ambos no Rio de Janeiro.

O mosaico português, por ser uma pedra rústica, vem sendo aplicado em vários ambientes — até mesmo em lojas, onde sua superfície poderá receber raspagem ou polimento. Para obtermos uma superfície com brilho, o polimento é feito da mesma forma como no mármore, o que adquire brilho natural e cria alta resistência na superfície devido à aplicação de produtos em seu processo. Com a raspagem, as superfícies deverão receber um tratamento com película de proteção, mantendo aspecto de brilho artificial com opções de acabamento brilhante, acetinado ou fosco. Em seu aspecto natural, ou seja, sem desbaste, poderão ser aplicados impermeabilizantes acrílicos para a proteção contra as intempéries, facilitando sua limpeza e obtendo durabilidade. Garantimos as superfícies sempre limpas, mantendo seu aspecto característico.

Quais são os tratamentos para Limpeza de Mosaico Português

» Raspagem – Nivelamento entre as placas.

» Levigamento – Efeito antiderrapante.

» Polimento – Processo de usinagem para afinamento e fechamento dos poros para obtenção de brilho natural.

pedra-portuguesa

Atendimento Online
Enviar