fbpx

Entenda por que investir em limpeza industrial é tão importante!

Entenda por que investir em limpeza industrial é tão importante!

A limpeza industrial não deve ser realizada somente com o objetivo de mostrar aos seus clientes como é a qualidade de seus produtos e/ou serviços, mas deve ser vista de forma ampla, já que se trata de uma questão fundamental para oferecer aos seus colaboradores um ambiente de trabalho confortável e produtivo.

Quer saber qual é a importância da limpeza industrial? Então continue lendo esse artigo.

O que significa a limpeza industrial?

Quando se fala em limpeza, a primeira coisa que vem à mente são escritórios, mesas organizadas e cozinhas sempre muito limpas. Mas a limpeza industrial engloba todo e qualquer tipo de sujeira e resíduo visível ou não.

Por isso, para se realizar uma boa limpeza industrial, é fundamental que se faça primeiramente uma limpeza profunda que retire todas os resíduos visíveis para, posteriormente, ser realizada uma desinfecção total do ambiente.

Essa desinfecção total é a mais eficiente forma de limpeza industrial, trazendo ao ambiente de trabalho a sensação de assepsia e maior segurança, pois evita também problemas futuros de contaminação.

Qual a importância desse tipo de limpeza profunda em uma indústria?

É algo vital! Em uma indústria, empreiteiras ou empresas hoteleiras, independentemente de seu porte, a falta de limpeza afeta inclusive as máquinas, que podem apresentar mau funcionamento ou até mesmo um desgaste prematuro de suas peças e engrenagens.

Além disso, o seu novo ou potencial cliente também irá avaliar o seu processo de produção ou serviço. Com certeza a indústria ganhará pontos se a limpeza estiver em dia. Afinal, o conceito de limpeza está diretamente ligado com a qualidade de serviços e/ou produtos ofertados. Ponto positivo para o seu negócio!

Como é realizada a limpeza industrial?

A limpeza industrial é realizada de duas maneiras: manual ou automaticamente (com máquinas especializadas para este tipo de trabalho). Existem também outros sistemas mais minuciosos, como a limpeza peça a peça de uma máquina com ajuda de líquidos e solventes especiais.

E não é só isso! A limpeza industrial também conta com um sistema bem moderno e eficiente conhecido como “clean in place” (limpeza no local). Nesse processo, não é necessário desmontar nenhuma máquina para que o trabalho seja feito. Esse é o processo mais indicado para as indústrias e estabelecimentos que não podem, de forma alguma, parar de funcionar.

Vale lembrar que alguns equipamentos de limpeza também podem ser alugados pelo proprietário, o que implica um custo menor para a empresa.

Além de fazer uma limpeza profunda em ambientes comuns e industriais, a limpeza industrial também engloba aspectos importantes,tais como:

  • Limpeza de caixas de gordura, calhas e dutos;
  • Desinfecção de ambientes (especialmente em áreas com produtos químicos que devem ser manejados com cautela);
  • Desobstrução de dutos, calhas e redes de esgoto;
  • Limpeza e desobstrução de tubulações industriais e em reservatórios de óleo;
  • Limpeza de caixa d’ água industrial e potável, tanto a submersa quanto a elevada;
  • Limpeza de tanques industriais (subterrâneos ou aéreos);
  • Limpeza de caldeiras, torres de resfriamento, equipamentos e máquinas.

 

Compartilhe

Atendimento Online
Enviar