fbpx

Cerâmicas

ceramica

 

As cerâmicas naturais também são conhecidas como Rústicas, Cotto ou Terracota. São materiais compostos por argila que é cozida em fornos. A produção é praticamente artesanal, principalmente quando comparada ao processo produtivo das cerâmicas esmaltadas.
São materiais muito duráveis com grande demanda nos EUA e na Europa. No Brasil, são produzidos principalmente no interior de São Paulo e no Mato Grosso.
Existem diversas marcas. As mais conhecidas são: Lepri, Fênix, Nina Martinelli, Seival (Eli), Del Favero, entre outras.
São disponibilizadas em tons bege, marrom, rosado e alaranjado (a mais comum). A variação depende do tipo de argila e do processo de queima.

Sua nomenclatura confunde um pouco à maioria, principalmente pela existência das esmaltadas com mesmo nome, mas são materiais muito distintos.

Lembrete: Não pense que uma cerâmica não é esmaltada porque é fosca. Toda cerâmica com algum desenho ou estampa, sendo brilhante ou fosca, é esmaltada.

Ao contrário das esmaltadas, as cerâmicas naturais possuem porosidade elevada, o que não as desqualifica em absolutamente nada. As naturais são muito melhores para áreas externas, por exemplo, pois são muito mais aderentes, sendo assim, mais seguras.
Mancham mais e requerem maiores cuidados, é verdade, mas, quando tratadas adequadamente, são lindas e um ótima opção de revestimento.

 

Restauração de Piso de Cerâmica

Os pisos de cerâmica esmaltados são bastante delicados em relação ao uso de detergentes ou outros produtos de limpeza. Quando a limpeza não é feita de maneira correta é comum que haja a necessidade de buscar alternativas de recuperação de pisos de cerâmica.

O primeiro passo para garantir a beleza e a durabilidade do seu piso de cerâmica é saber o que não fazer. A primeira coisa que você deve saber é que não se deve usar produtos multi-uso, alvejantes, desinfetantes e nem produtos ácidos como removedores de ferrugens, ou limpa-pedras por exemplo. Esses produtos não mancham o piso cerâmico, eles corroem o mesmo.

Basicamente os pisos brilhantes tem essa reflexibilidade devido ao fato de contarem com os seus poros fechados. Os produtos que mencionamos acima agem abrindo esses poros e por isso algumas áreas ficam com o aspecto de manchas esbranquiçadas. Perceba que quando você molha a área atingida parece que a tonalidade volta ao normal porque ela esconde a corrosão.

A impermeabilização no piso de cerâmica, consiste num processo de limpeza que é finalizado com uma seladora especial, são aplicadas cinco ou mais demãos. Esse procedimento irá simular o esmalte íntegro de maneira a deixar o piso com uma ótima aparência. A vantagem consiste no custo baixo.

O tratamento natural no piso de cerâmica, será feito uma restauração com maquinários e mão de obra qualificada. A principal vantagem desse processo é que ele é definitivo. O processo faz o alisamento do esmalte e vai sumir com os riscos.

 

Confira abaixo algumas imagens de pisos de cerâmicas tratadas e impermeabilizadas pela Poliquímica:

 

 

Atendimento Online
Enviar