fbpx

5 dicas para economizar água na limpeza da sua empresa

5 dicas para economizar água na limpeza da sua empresa

No Brasil, poupar água nunca esteve no topo das iniciativas de sustentabilidade das empresas, especialmente porque, no país, a água é abundante e a sua escassez nunca foi uma preocupação diária. Porém, os cientistas ambientais alertam uma situação mundial de escassez de água doce já nos próximos 50 anos.

Além dessa questão, em tempos de concorrência acirrada nos mercados, qualquer empresa deve buscar a diminuição dos custos. Cada corporação utiliza água de diferentes maneiras, é claro, mas você pode começar a economizar com a água que usa na limpeza de seu edifício no local de trabalho.

Quer ver algumas dicas? Leia o nosso artigo!

Utilize a lavagem a seco

As mangueiras e os tanques de serviços gerais são os piores inimigos do consumo sustentável de água, tanto em uma empresa quanto no uso doméstico deste recurso. Só que muitas práticas de lavagem podem ser substituídas pela lavagem a seco.

de soluções de alta tecnologia e equipamentos característicos para o serviço, há empresas no mercado que são altamente especializadas neste tipo de faxina ecológica. Elas podem ser usadas na frota ou dentro dos escritórios, evitando o consumo de dezenas de baldes de água.

 

Use produtos de limpeza eficientes

Já existem no mercado vários produtos de limpeza que substituem ou pelo menos diminuem o uso de água. A adoção desses materiais será importantíssima para consumir menos o recurso e deixar os espaços laborais altamente asseados e bem-vistos.

 

Implante um sistema de coleta de água da chuva

A instalação de um sistema de coleta de chuva pode ser uma opção muito interessante, caso a localidade onde a sua empresa está ofereça um bom índice pluviométrico. A solução vai tornar a sua corporação capaz de reservar um bom volume de água para lavar automóveis, limpar paredes e áreas externas. Até mesmo para irrigar plantações usadas para a melhoria da estética verde de seu ambiente de trabalho.

 

Envolva e informe seus funcionários na estratégia

As novas práticas devem ser abraçadas por sua equipe de trabalho. Cada funcionário terá um papel importante no aproveitamento da água, por isso é conveniente incentivar a colaboração do seu time, para que ele conserve o ambiente limpo e não desperdice o recurso. Além de fazer reuniões e eventuais treinamentos, você pode publicar artigos em boletins informativos para noticiar maneiras de uso consciente da água e abrir um espaço de comunicação para escutar as ideias sobre o assunto.

 

Contrate uma empresa especializada para fazer a limpeza

Uma empresa especializada em fazer limpezas ecológicas será capaz de realizar uma auditoria no seu espaço de trabalho e sugerir novas práticas de preservação e de manutenção de áreas, tendo a melhor equipe para atender e resolver as suas demandas. Ela vai compreender como a água é usada na sua empresa, identificar oportunidades de mudança e ter a expertise para limpar os pisos, paredes e outras áreas de difícil acesso, que carecem de profissionais qualificados e de técnicas especiais. Isso tudo poupando ao máximo a água.

A sua empresa gasta muita água na hora de limpar espaços e ambientes de trabalho? Já pensou em economizar esse recurso natural em sua organização? Conheça o que a Poliquímica pode fazer por você!

 

Compartilhe

Atendimento Online
Enviar